COMPARTILHAR

Com o apoio do Grupo FCA, o meu amigo e parceiro de ‘guerra’ João Meneses, foi até Marbella fotografar mais um evento de 3 dias do Club GT Events.


A partida teve lugar num Domingo ao final do dia, pois cumpria percorrer os quase 700kms de viagem e estar 
ready to go, 2ªf pela manhã!

 A viatura reservada para a viagem foi um FIAT 500L Cross, com um preço de 22.500€ para esta versão 1.3 Multijet com 95cv e caixa manual de 5 velocidades.

As versões ‘Cross’, apontam para um estilo mais aventureiro, com proteções extra nos para-choques dianteiro e traseiros, jantes específicas, pneus mistos e um sistema específico de controle de tração (traction+).

No interior desafogado e jovem, encontramos um novo rádio tátil Uconnect com ecrã de 7’’, USB e ‘Mood Selector’.

Com um comprimento exterior de 4.28m, posição de condução alta e uma bagageira de 455 litros, o quasi 1.70m de altura do meu amigo João, não teve dificuldade em ficar muito bem sentado ao volante, beneficiando de uma generosa visibilidade em todo o seu redor.

Mais tarde, e dado que a sua pen com 8 horas de techno não era reconhecida pelo infotainment, viria a confessar-me que ao cabo de 3 horas a falar sozinho, percebeu que viajava num carro verdadeiramente espaçoso, pois sentia-se desconfortável com o eco da sua voz na escuridão da noite.

 O conforto de rolamento foi enaltecido, tal como o silêncio e isenção de vibrações do pequeno diesel. No entanto, os 95cv revelaram-se ‘esforçados’ para manter velocidades de cruzeiro constantes e superar topografias mais exigentes, acabando por implicar consequências nefastas nos consumos, rubricando valores ‘altos’ para um automóvel equipado com um 1.3 e uma só pessoa a bordo.

Obviamente, que dada uma superfície frontal ‘avantajada’, uma suspensão sobre-elevada em 2,5cm e pneus mistos, consumos baixos não estariam nunca na ordem do dia.

 Finda a primeira etapa da viagem, e pela fresca da manhã seguinte, lugar houve à preparação da 5D Mark III, para começar a disparar sobre tão singular reunião de superdesportivos!

 O Club GT reúne proprietários de superdesportivos que se juntam em viagens pelo mundo, preferencialmente em locais estrategicamente pensados para desfrutar ao máximo do prazer de condução proporcionado pelas suas fabulosas máquinas.

 base camp foi montado na vila de Benhavis, situada perto da famosa Ascari Race Resort, onde os membros do clube puderam ‘esticar as pernas’ aos seus modelos de elite, da melhor forma possível.

 

O novíssimo McLaren 720S brilhou na pista Andaluza, suplantando o já de si extraordinário baby brother 570S!

 

Seis voltas ao traçado de Ascari foram suficientes para desfazer um jogo de pneus traseiros, incapazes de lidar com  os 720cv provenientes do 4.0 V8 biturbo!

 

 No segundo dia da reunião, tempo houve para rodar pela zona de Ronda e  Andaluzia, desfrutando de boas estradas e vistas de cortar a respiração. Com as presenças de modelos como os McLaren já referidos, Audi R8 Spyder, Lamborghini Huracan Spyder, Ferrari 488 Spyder, Porsche 911 Turbo S (991.2) a caravana não podia ser mais seleta ou mais exclusiva! A combinação de V10 atmosféricos, com V8 BiTurbo ou o característico flat-six BiTurbo do Porsche, anunciavam a chegada de tão nobre cortejo a vários quarteirões de distância.

 

No terceiro e último dia, o grupo rolou por caminhos de Granada e estradas da Serra Nevada. As paisagens são, e passo a citar nas palavras de João Meneses:

‘P*** que pariu! Paisagens lindas, estradas fenomenais e sempre que as pessoas nos viam ficavam malucas! Apitavam e acenavam-nos!’

Fim de citação 😉

Saído do ambiente dos superdesportivos, foi hora de baixar à terra e entrar no ‘super-espaçoso’ FIAT 500L Cross 1.3 Multijet, regressando a terras lusas.

Após 1.600kms de convívio com este pequeno SUV/Crossover italiano, o saldo foi muito positivo, destacando-se o conforto, o espaço e a excelente visibilidade como os seus pontos fortes. A ‘magreza’ dos 95cv não fazem dele um estradista nato, repercutindo-se num consumo médio registado de 6.7l/100km, o que também não se configura como dos melhores do seu segmento.

 

Com uns milhares de fotos na mochila e muito trabalhinho pela frente, resta esperar por oportunidades similares em 2018 e, quiçá, o The Car Lounge não se junta à iniciativa, ao volante de um superdesportivo sonante?

 

Obrigado João!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA