COMPARTILHAR
Texto: Pedro Bastos

Tendo anteriormente testado a motorização de 190cv neste Audi A5 Sportback, pouco haverá a acrescentar em relação a esta versão equipada com a variante de 150cv do mesmíssimo bloco com 2.0 litros.

A sua generosa suavidade de funcionamento e isenção de vibrações continuam a marcar presença, anunciando inclusivamente os mesmos valores de consumo médio de 4.2l/100… Valores conservadores que, como jé vem sendo hábito, só com um jogo de complexa estratégia e alguma paciência é possível lograr.
Numa óptica mais realista, deveremos contar com médias de 6/6.5, o que não deixam de ser valores frugais para um veículo desta natureza, peso e capacidade prestacional.
Com a caixa STronic de 7 velocidades e tracção dianteira, este A5 SB 150 acelera dos 0-100 em 8.9s e atinge os 219km/h de velocidade máxima. Se pensarmos que a versão de 190 apenas lhe retira 1 segundo no mesmo exercício de aceleração e acrescenta 16km/h em termos de ‘ponta’, confesso que numa utilização corriqueira e de ‘dia-a-dia’, o défice de 40cv e 80Nm não causam qq espécie de constrangimentos.
Mesmo apesar disso, sou da opinião que em virtude de uma diferença de preço pouco superior a 3.000€ entre os dois modelos, a versão de 150cv será, quase sempre, preterida em função da versão mais potente com 190cv. Afinal de contas, estamos a falar de automóveis com um preço final muito próximo de 60.000€ e não será por uma diferença tão pequena que alguém deixa de optar pela versão ‘acima’.

Se o preço for uma condicionante, então poderei aconselhar a escolha pelo seu primo não muito afastado VW ARTEON 150 DSG, com o mesmíssimo motor, mas recheadíssimo de equipamento e com uma etiqueta de preço final mais ‘leve’ em quase 10.000€!
Tal como referido no ensaio à versão ‘ultra’ de 190cv é a sedução das linhas deste novo A5 Sportback, imiscuído no segmento dos coupés de 4 portas, que me leva de vencida, sobretudo quando comparado com o seu rival mais directo, o BMW 418d Grancoupé.
Ligeiramente mais acessível, o candidato de Munique não consegue ombrear com a harmonia de design deste A5 Sportback, quer no exterior quer no interior, para além deste nos brindar com uma robustez de montagem e qualidade geral que considero uns furos acima.
Venha a versão RS5!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA